Medicina

O Curso de Medicina da FATRA objetiva promover a formação de um médico com enfoque geral técnico-científico humanística, pautado na ética, capacitado à promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde em todos os níveis de atenção, nos âmbitos individual e coletivo de forma resolutiva, dando ênfase à propedêutica e ao método clínico.

O currículo MED FATRA valoriza a prática como eixo organizador, promovendo a inserção do discente nos cenários reais da atuação médica, no âmbito do SUS) e sua atuação de forma progressivamente responsável, respeitando os níveis de complexidade e autonomia, valorizando estratégias de ensino/aprendizagem que estimulem a participação ativa do discente na construção do seu próprio conhecimento.

O projeto pedagógico do ensino médico da FATRA foi desenvolvido através da reflexão, do espírito crítico e da capacidade de se atualizar constantemente, em decorrência do desenvolvimento profissional da competência para atuar em equipes multiprofissionais, com reconhecimento do papel social do médico.

3 ciclos de aprendizagem

8000h – Totais de carga horária

Duração:
06 anos

Ciclos de Aprendizagem do Curso de Medicina da FATRA:

  • Primeiro ciclo de aprendizagem, que integra conhecimentos básicos, aplicados, bem como cenários de práticas relevantes, dando ênfase aos conhecimentos básicos.
  • Segundo ciclo de aprendizagem, com ênfase nos conhecimentos aplicados.
  • Terceiro ciclo de aprendizagem voltado totalmente ao Internato Médico.

Metodologias de ensino utilizadas na Fatra

A FATRA, implementou em seu curso de Medicina um método que coloca os alunos em posição de protagonistas do processo de aprendizagem, em contato com a prática médica desde o início. Este método, que é intitulado PBL (Problem Based Learning, ou, em português, aprendizado baseado em problemas).

Os alunos de determinado período do curso se reúnem em grupos e interagem entre si buscando a resolução da situação problema apresentada, utilizando fontes indicadas, a partir do tópico escolhido pelo professor.

Laboratórios Multidisciplinares

Os professores, organizados em formato de equipe multidisciplinar, se reúnem abordando um problema através do ponto de vista de cada uma das especialidades relacionadas. Isso garante a integração. As aulas do eixo básico, como bioquímica, biofísica, biologia, histologia são tratadas juntamente, já que nenhum conhecimento existe isolado.

Existem também Laboratório de Habilidades Médicas, Laboratório de Visita Domiciliar, Laboratório de Simulação Realística e Anatomia Digital.

Tecnologia

Metodologia inédita e exclusiva com tecnologia e conteúdo completo, prático e atualizado.

Conferência

Após a tutoria, e o tema do caso clínico é abordado de forma um pouco mais aprofundada pelo professor.

Consultoria

São reuniões onde os alunos apresentam aos professores de diversas disciplinas suas dúvidas a respeito do assunto da semana.

Tutoria

Os casos clínicos selecionados para estudo em cada semana são apresentados e analisados, impulsionando os alunos a desenvolver o espírito investigativo e raciocínio clínico-analítico.

1º SEMESTRE
Disciplina 
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA MEDICINA 
CONCEPÇÃO E FORMAÇÃO DO SER HUMANO 
METABOLISMO 
IESC – INTERAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE I 
HABILIDADES PROFISSIONAIS I
DISCIPLINAS DE CONHECIMENTOS GERAIS 1 – LIBRAS 
DISCIPLINAS DE CONHECIMENTOS GERAIS 2 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
CONFERÊNCIAS E APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES (TBL) 
INGLÊS INSTRUMENTAL 
EXTENSÃO I 

2º SEMESTRE
Disciplina 
FUNÇÕES BIOLÓGICAS 
MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA 
ABRANGÊNCIA DAS AÇÕES DE SAÚDE 
IESC – INTERAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE II
HABILIDADES PROFISSIONAIS II 
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS E HISTÓRIA DA CULTURA
AFRO-BRASILEIRA (Conhecimentos Gerais 3) 
DIREITOS HUMANOS (Conhecimentos Gerais 4) 
CONFERÊNCIA E APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES (TBL) 
EXTENSÃO II 

3º SEMESTRE
Disciplina 
NASCIMENTO, CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO 
PERCEPÇÃO, CONSCIÊNCIA E EMOÇÃO 
PROCESSO DE ENVELHECIMENTO 
IESC – INTERAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE III 
HABILIDADE PROFISSIONAIS III
ÉTICA E CIDADANIA (Disciplina de Conhecimentos Gerais 5) 
EMPREEDEDORISMO (Disciplina de Conhecimentos Gerais 5) 
CONFERÊNCIAS E APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES (TBL)
EXTENSÃO III 

4º SEMESTRE
Disciplina 
PROLIFERAÇÃO CELULAR 
AÚDE DE MULHER, SEXUALIDADE HUMANA E PLANEJAMENTO FAMILIAR 
DOENÇAS RESULTANTES DA AGRESSÃO AO MEIO AMBIENTE 
IESC – INTERAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE IV
HABILIDADES PROFISSIONAIS IV
CONFERÊNCIAS E APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES (TBL) 
EXTENSÃO IV 

5º SEMESTRE
Disciplina 
DOR 
DOR AMBDOMINAL, DIARREIA, VÔMITOS E ICTERÍCIA 
FEBRE, INFLAMAÇÃO E INFECÇÃO 
IESC – INTERAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE V
HABILIDADES PROFISSIONAIS V 
CONFERÊNCIAS E APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES (TBL) 
EXTENSÃO V

6º SEMESTRE
Disciplina 
PROBLEMAS MENTAIS E DE COMPORTAMENTO 
PERDA DE SANGUE 
FADIGA, PERDA DE PESO E ANEMIAS 
IESC – INTERAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE VI 
HABILIDADE PROFISSIONAIS VI
CONFERÊNCIAS E APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES (TBL) 
EXTENSÃO VI 

7º SEMESTRE
Disciplina 
LOCOMOÇÃO E PREENSÃO
DISTÚRBIOS SENSORIAIS, MOTORES E DA CONSCIÊNCIA 
DISPNEIA, DOR TORÁCICA E EDEMA
IESC – INTERAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE VII 
HABILIDADES PROFISSIONAIS VII 
CONFERÊNCIAS E APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES (TBL) 
EXTENSÃO VII 

8º SEMESTRE
Disciplina 
DESORDENS NUTRICIONAIS E METABÓLICAS 
MANIFESTAÇÕES EXTERNAS DAS DOENÇAS E LATROGENIAS 
EMERGÊNCIAS 
IESC – INTERAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE VIII 
HABILIDADES PROFISSIONAIS VIII 
CONFERÊNCIAS E APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES (TBL) 
EXTENSÃO VIII 

9º SEMESTRE
Disciplina 
SAÚDE DA CRIANÇA I (Pediatria Geral)
SAÚDE DO ADULTO I (Clínica Médica) 
SAÚDE DA MULHER I (Obstetrícia) 

10º SEMESTRE
Disciplina 
SAÚDE DA CRIANÇA II (Neonatologia) 
SAÚDE DO ADULTO II (Clínica Cirúrgica) 
SAÚDE DA MULHER II (Ginecologia) 

11º SEMESTRE
Disciplina 
SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE I (Ênfase no Cuidado e Educação) 
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NO ADULTO (Pronto Socorro e UTI) 
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NA CRIANÇA (Pronto Socorro e UTI) 

12º SEMESTRE
Disciplina 
SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE II (Ênfase na Gestão)
SAÚDE MENTAL/ SAÚDE IDOSO 
OPTATIVO 

Coordenador do Curso

Prof. Dr. Hassan Ali Srour
http://lattes.cnpq.br/3824557440611004

Horário de atendimento:
Segunda à Sexta-feira 08:00h às 10:00h

Agendamento por email:
coord.med@fatra.edu.br
34 99147-6229

Bruna Helena Mellado
Email: bhm-sup@fatra.edu.br
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Cleria Rodrigues Ferreira
Email: crf-sup@fatra.edu.br
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Emiliana Pereira Abrao
Email: emilianaabrao@gmail.com
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Fernando Oliveira da Silva
Email: fernando.med@fatra.edu.br
http://lattes.cnpq.br/3457468728030023

Hassan Ali Srour
Email: coord.med@fatra.edu.br
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Iliana Claudia Balga
Email: iliana_med@fatra.edu.br
http://lattes.cnpq.br/4917805776877592

Leticia Maria de Sousa
Email:  leticiasouza@fatra.edu.br

Lincoln Salomão Melo
Email: lincolnsmelo@gmail.com
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Luciana Cristina Machado
http://lattes.cnpq.br/0794584609566645

Marcela Ramos de Oliveira Menezes
http://lattes.cnpq.br/6011367838463031

Mylla Spirandelli da Costa
Email: msc-sup@fatra.edu.br
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Rafael Martins Valadão Ferreira
Email: dr.rafaelmvf@hotmail.com
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Vanessa dos Santos Miranda
Email: vsm-sup@fatra.edu.br