Av. Vasconcelos Costa, 321. Martins
(34) 3229-0005
O termo imagenologia é usado para mencionar o conjunto das técnicas e dos procedimentos que permitem obter imagens do corpo com fins clínicos ou científicos. A imagenologia é usada para revelar, diagnosticar e examinar doenças ou para estudar a anatomia e as funções do corpo.
A tomografia, é um método de imagem de um só plano que se leva a cabo através do movimento de um tubo de raios X sobre o paciente. Já a imagem de ressonância magnética, por sua vez, recorre ao uso de ímanes para polarizar os núcleos de hidrogênio nas moléculas de água dos tecidos. Essa excitação que gera os ímanes nos núcleos de hidrogênio pode captar-se e codificar-se de maneira espacial para gerar imagens do corpo.
O pós-graduado em imagenologia com ênfase em tomografia computadorizada e ressonância magnética atua, basicamente, em clínicas de diagnóstico e hospitais, no manuseio dos equipamentos e no atendimento às necessidades específicas dos médicos para a melhor captação da área em avaliação e também pode atuar como parte de equipe médica acompanhando e auxiliando na realização dos exames de ressonância magnética ou tomografia computadorizada, preparando a sala de atendimento e explicando os procedimentos aos pacientes, visando o cumprimento das normas.
Carga Horária:
420 horas
Titulação:
Especialista
Duração:
12 meses
Os profissionais formados têm compreensão para realização de exames diagnósticos e por imagem em hospitais, postos de saúde, laboratórios, unidades moveis e outros ambientes voltados à área da saúde e da medicina. Outro bom campo para atuação desse profissional são as empresas radiológicas que fabricam equipamentos e materiais radiológicos. Poderá ainda trabalhar com radiologia panorâmica.