Acontece na Fatra
Projeto de Extensão Psicologia FATRA
- 28 de dezembro de 2020
- Posted by: carvalhopedro
- Category: Aconteceu na Fatra Eventos Psicologia
Intervenção Psicoeducativa no Contexto da COVID-19, esse é o nome do mais novo projeto do curso de psicologia da FATRA. Se iniciou em março de 2021 e é voltado para pessoas a partir de 15 anos de idade, residentes em Uberlândia e que relatam estar em sofrimento mental devido à pandemia.
A idealização desse projeto surgiu de uma angústia constante vivenciava sobre as consequências econômicas, sociais e psicológicas da pandemia neste país. Além disso, a constatação de que há poucas ações feitas, em relação ao cuidado em saúde mental na pandemia.
Para que o projeto pudesse acontecer, contamos com os alunos/estagiários do 7º período da Clínica Escola de Psicologia (CLIP), que estão vinculados ao estágio “Entrevista e Avaliação”, oportunizando desenvolver, reforçar e potencializar recursos que os psicólogos devem ter para abordar pacientes com queixas em saúde mental na pandemia.
Ao mesmo tempo, os alunos recebem suporte técnico da Profa. Natália Pimenta, ela que está a frente desse projeto, e conta com a ajuda e apoio também da Profa. Marisa Alves, da Referência Técnica da CLIP, profª Caroline Ieza, e do coordenador do curso de psicologia, Tiago Regis. Além disso, os estagiários são acompanhados pelos monitores, que são alunos do 8ºperíodo de psicologia.
Nesse segundo semestre de 2021, o projeto Intervenção Psicoeducativa no Contexto da COVID-19 irá ampliar a capacidade de realizar tais intervenções, pois conta com duas turmas que estão realizando estágio e 3 monitores, que estão no final do curso de psicologia.
COMO SÃO AS ATIVIDADES?
Nesse projeto são realizadas abordagens individuais, breves e estruturadas com a finalidade de oportunizar que a pessoa aprenda conhecimentos psicológicos e desenvolva habilidades de enfrentamento para lidar com a pandemia.
Para facilitar essas intervenções, os alunos desenvolvem folders psicoeducativos que podem mediar o espaço do atendimento e também permanecer com o paciente como um cartão de enfrentamento, que pode ser consultado durante a pandemia, caso seja necessário.
Os atendimentos acontecem em ambiente virtual, a partir do software Google Meet. Neste momento a dupla ou trio de estagiários detectam a queixa específica vinculada à pandemia e iniciam o processo psicoeducativo que, geralmente, dura dois encontros.
Após finalizada a intervenção, será dada continuidade ao cuidado em saúde mental, caso o indivíduo precise, então, conseguimos realizar encaminhamentos para CLIP, UBSFs, UAIs, CAPS, de acordo com o nível de gravidade do paciente assistido.
COMO SE RELACIONA COM A COMUNIDADE?
São disponibilizados atendimentos gratuitos às pessoas residentes em Uberlândia e que se identificam com os critérios anteriormente citados.
As inscrições acontecem online, pelo site da CLIP, divulgamos o projeto a partir de redes sociais e contamos também com a ajuda da TV INTEGRAÇÃO para visibilizar o processo.
Esse é um projeto que só tem a agregar ao aluno FATRA que tem mais um espaço para desenvolver suas competências e habilidades e ganha a comunidade, que recebe atendimento gratuito e especializado para o contexto da pandemia.