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Política de Privacidade da FATRA

A FATRA entende o quanto é importante para você conhecer e estar seguro sobre a utilização dos seus dados pessoais. Por isso, nos preocupamos em esclarecer e divulgar nossa política de utilização dessas informações. Assim, você poderá entender melhor quais informações obtemos e como as utilizamos. Dedique alguns minutos do seu tempo para ler essa política e aproveitar de forma consciente e segura tudo o que a FATRA tem para te oferecer. Para assegurar regras claras e precisas, a FATRA pode alterar essa política de tempos em tempos, e sendo assim, recomenda sua leitura periodicamente.

Esta política permitirá que você saiba:

1. Quais são as informações que obtemos

A FATRA coleta informações de diversas formas, em diferentes áreas de seu site, redes sociais, aplicativo, interfaces, portais e aplicações de internet (“Serviços”).

Algumas informações pessoais são obtidas quando você se registra. Durante o processo de registro, a FATRA pergunta seu nome, endereço de e-mail, número de telefone celular e outras informações pessoais. Quanto mais informações corretas você fornecer, melhor será a personalização da sua experiência.

Entretanto, é tecnicamente impossível que os contratantes ou quaisquer usuários dos serviços prestados pela FATRA escolham como login para registro palavras, expressões ou conjuntos gráficos denominativos que já tenham sido escolhidos anteriormente por outros usuários e/ou contratantes, bem como é vedado a esses, contratantes e/ou usuários a escolha de expressões malsoantes, injuriosas, coincidentes com marcas de produtos ou serviços de terceiros, denominações sociais, expressões publicitárias, nomes ou pseudônimos de personalidades públicas, de pessoas famosas ou registrados por terceiros, ou que não remetam à identidade do registrante e, em geral, contrários à legislação vigente.

O contratante e/ou usuário que desobedecer ao estabelecido no parágrafo supra poderá ter o seu acesso cancelado e bloqueado sem aviso prévio e a critério exclusivo da FATRA.

Depois do registro em uma de nossas plataformas, você estará apto a usufruir e desfrutar de benefícios de um usuário cadastrado da FATRA, incluindo a participação em promoções, eventos on-line, sorteios e compras.

A FATRA possui parceiros, que também podem vir a criar sorteios e promoções, oferecendo inúmeros bens e/ou serviços através de sites que são acessados dentro da FATRA. As informações que você fornece quando visita e/ou completa transações nesses sites são obtidas por esses parceiros e/ou patrocinadores, estando assim sujeitas às suas próprias práticas de obtenção e uso de dados, sem que caiba qualquer responsabilidade à FATRA pelo manuseio de tais informações.

Para obter informações sobre as políticas e normas de privacidade desses parceiros e/ou patrocinadores, sugerimos que você localize as normas de relacionamento específicas dentro do próprio site do parceiro.

2. O que são "cookies" e qual sua utilidade

Cookies são pequenos arquivos de texto enviados ao seu computador. Os cookies são armazenados no seu computador. Estes pequenos arquivos servem para reconhecer, acompanhar e armazenar a navegação do usuário na Internet.

O uso de cookies para acompanhar e armazenar informações possibilitará a FATRA oferecer um serviço mais personalizado, de acordo com as características e interesses de seus usuários, possibilitando, inclusive, a oferta de conteúdo e publicidade específicos para cada pessoa, beneficiando a experiência do usuário na Internet.

Em geral, os cookies são utilizados para: Proporcionar serviços diferenciados, lembrando quem você é e quais são os seus hábitos de navegação, além de acessar as informações do seu cadastro na FATRA (armazenadas em nossos servidores);

Calcular a dimensão da audiência do site FATRA;

Acompanhar o andamento de promoções. Quando uma promoção organizada pela FATRA usa cookies, as informações gravadas no cookie indicam a pontuação do usuário.

Medir certos padrões de navegação, mapeando quais áreas dos Serviços da FATRA você visitou e seus hábitos de visita como um todo. Usamos essa informação para verificar a rotina de navegação dos nossos usuários, e assim oferecer conteúdo e/ou serviços cada vez mais personalizados.

Facilitar e agilizar o preenchimento de formulários. As informações contidas nos cookies de cada usuário podem ser utilizadas para preencher previamente os formulários de coleta de dados existentes na Internet.

Os parceiros da FATRA poderão utilizar seus próprios cookies, os quais não são cobertos por esta política. Sugerimos que você consulte as políticas de privacidade dessas empresas.

3. Como serão utilizadas estas informações

As informações coletadas pela FATRA serão utilizadas para personalizar o conteúdo e/ou serviços disponibilizados. Isso inclui serviços de personalização, comunicações interativas, compras on-line e outros tipos de serviços. Sabendo mais sobre você, a FATRA pode fornecer conteúdo e serviços mais relevantes e proporcionar uma melhor experiência on-line.

As informações também poderão ser utilizadas para gerar dados estatísticos gerais com finalidade informativa ou comercial. Informações geográficas, demográficas, psicográficas e de perfil de uso dos usuários da FATRA poderão ser fornecidas a parceiros ou outras empresas externas, sem que sejam revelados nomes ou outros dados de navegação e identificação.

As informações coletadas poderão ser utilizadas para direcionamento de campanhas publicitárias de uma forma geral. Veiculamos a propaganda aos usuários dentro dessa faixa etária utilizando banners e/ou e-mails promocionais. Os usuários ao se cadastrarem na FATRA terão a opção de receber ou não em sua conta de e-mail ofertas e/ou propaganda, sendo que, a qualquer tempo, essa opção poderá ser alterada pelo usuário.

As informações pessoais individuais não serão comercializadas ou fornecidas a terceiros em nenhuma hipótese, salvo em estrito cumprimento de ordens judiciais ou procedimentos jurídicos similares. Todas as informações fornecidas a parceiros, patrocinadores, anunciantes e demais serão apenas de grupos de usuários (segmentos de mercado).

4. Quem coleta as informações

Quando a FATRA solicita informações pessoais a você, essas informações estarão sendo enviadas somente a webpages administrados pela FATRA, a não ser que seja indicado de forma diferente. Alguns parceiros, patrocinadores, anunciantes e demais que sejam acessados através da FATRA, poderão solicitar informações financeiras e/ou pessoais suas. Num caso como esse essas informações não estarão sendo enviadas à FATRA, e, sendo assim, a FATRA não terá qualquer responsabilidade pela utilização e manejo dessa informação, não sendo aplicada a presente política.

A FATRA destaca que em nosso site podem existir links e/ou páginas que utilizem publicidade gráfica de outros parceiros e/ou empresas, como por exemplo, o Google Ads, que utiliza relatório de informações demográficas da respectiva plataforma de publicidade. Caso você tenha interesse em desativar tal publicidade gráfica, deverá acessar o link configurações de anúncios (https://www.google.com/settings/ads) e personalizar sua própria experiência.

As promoções realizadas na FATRA podem ser patrocinadas por outras empresas ou segundo uma parceria entre a FATRA e uma dessas empresas. Alguns ou todos os dados coletados durante uma promoção podem ser compartilhados com o parceiro e/ou patrocinador. Se os dados forem compartilhados, você será notificado antes da coleta ou transferência dos dados. Assim, poderá decidir não participar da promoção se não desejar que seus dados sejam compartilhados.

Sempre que você acessar anunciantes ou outros Sites da Web através de links presentes no site da FATRA, aqueles poderão coletar informações sobre você. Lembramos que as práticas relativas à privacidade desses parceiros e terceiros não são cobertos pela presente política e podem ser bem diferentes dos padrões de privacidade da FATRA.

5. Com quem suas informações podem ser compartilhadas

A FATRA não tem como prática a divulgação de informações que possam identificá-lo, salvo quando autorizado por você ou em circunstâncias previstas nesta presente política. Em alguns casos, essa identificação será necessária, caso você adquira um determinado produto ou serviço ou ganhe um prêmio cuja entrega, para ser feita, necessite de suas informações pessoais. A identificação também pode ser pedida para que uma determinada transação comercial possa ser efetivada. A revelação dos seus dados poderá ainda acontecer devido a exigências legais. Podemos revelar suas informações pessoais em algumas circunstâncias, listadas nos casos a seguir:

  • Parceiros de negócios e patrocinadores: A FATRA pode divulgar suas informações pessoais a alguns parceiros, patrocinadores, anunciantes e demais. Porém, nesses casos, você será consultado antes mesmo de a coleta ou transferência de dados ser feita. Os detalhes do uso compartilhado podem ser encontrados nos contratos de uso específicos e também nas regras das promoções. Alguns ou todos os dados coletados durante uma promoção da FATRA podem ser compartilhados com um parceiro/patrocinador. Se forem compartilhados dados que possam identificá-lo, você será informado antes da coleta ou transferência de dados.

Algumas promoções oferecem oportunidades para solicitação de informações adicionais dos patrocinadores. Solicitando mais informações, você dá à FATRA permissão para transferir suas informações pessoais para o patrocinador, para que ele possa atender à sua solicitação.

  • Canal de Compras: Se você adquirir um produto no canal de compras da FATRA, as informações obtidas durante a sua visita às lojas e as informações que você fornecer às mesmas, tais como o número do seu cartão de crédito e dados para contato, são automaticamente repassadas aos prestadores do serviço. Isso ocorre para permitir que as transações sejam efetuadas. A FATRA não se responsabiliza por essas políticas independentes. Para obter mais informações sobre o lojista, sua loja e suas políticas de privacidade, retorne à página inicial dessa loja e localize o link da respectiva política.
  • Leilões: A FATRA não possui um serviço próprio de leilões, e, portanto, não assume quaisquer responsabilidades em decorrência de informações que você venha a fornecer a sites que organizam esse tipo de evento. Lembramos que essas informações não estarão sujeitas à política de privacidade da FATRA.
  • Dados de terceiros e dados agregados: Sob acordos de confidencialidade e demais instrumento contratuais, a FATRA pode comparar informações do usuário com dados de terceiros. Além disso, a FATRA pode divulgar estatísticas agregadas para grupos de usuários (por exemplo, 45% dos nossos usuários são do sexo feminino) com o objetivo de descrever nossos serviços para prováveis parceiros, anunciantes etc., bem como tendo em vista outros objetivos legais.
  • Empresas Relacionadas: A FATRA compartilha suas informações com empresas controladas, controladoras, coligadas ou sob controle comum da FATRA (“Empresas Relacionadas”).
  • Outros: A FATRA também pode divulgar informações sobre o usuário em casos especiais nos quais temos razão para acreditar que a divulgação dessas informações é necessária para identificar, entrar em contato ou agir legalmente contra alguém que possa estar causando danos ou interferindo (intencional ou não intencionalmente) nos direitos ou na propriedade da FATRA, de outros usuários da FATRA ou de qualquer pessoa que seja prejudicada por tais atividades. A FATRA pode divulgar informações sobre o usuário quando exigido por lei e com objetivos administrativos ou outros que considerarmos necessários para manter e aprimorar nossos produtos e serviços.
6. Quais são as suas opções a respeito da coleta, uso e distribuição de suas informações

Se, ao se registrar, você indicou que está interessado em receber ofertas ou informações da FATRA, Empresas Relacionadas e nossos parceiros, poderemos ocasionalmente enviar a você mensagens, via e-mail e/ou aplicativos de mensagens, sobre produtos e serviços que possam interessá-lo. Somente a FATRA (ou agentes que trabalhem em nome da FATRA e sob acordos de confidencialidade) enviarão a você essas comunicações e somente se você indicou que não tem objeção contra essas ofertas. Se não desejar receber mais esses informes, basta dizer-nos ao fornecer suas informações pessoais, ou, a qualquer momento, alterar suas informações cadastrais, selecionando a opção de não receber mais essas comunicações. Serão necessárias sua identificação e senha no cadastro da FATRA para acessar suas informações cadastrais.

Para alguns tipos de promoções, solicitaremos seu endereço de e-mail e /ou número de telefone celular para atualizá-lo sobre a sua pontuação, suas participações e status nas premiações. Ao participar desse tipo de promoção, você automaticamente recebe mensagens relacionadas à promoção, a menos que escolha a opção sem e-mail ou telefone celular oferecida por algumas delas. Ocasionalmente, essas mensagens de e-mail e/ou telefone celular relacionadas à promoção podem incluir anúncios direcionados. Se uma determinada promoção não oferecer uma opção de não recebimento de e-mail, você poderá optar por não receber e-mails, mas você deixa de participar dessa promoção.

Você também tem opções em relação aos cookies. Modificando suas preferências de navegação, você tem a opção de aceitar todos os cookies, ser notificado quando um cookie for enviado ou rejeitar todos os cookies. Se você optar por rejeitar todos os cookies, não conseguirá usar alguns dos serviços da FATRA que requerem registro para participação. Também não poderá usufruir de todos benefícios e facilidades de uma experiência personalizada na Internet.

A FATRA não comercializa informações de usuários para ninguém. Na ocasião da coleta ou transferência dos dados, nós o notificaremos, caso as informações a seu respeito sejam compartilhadas com terceiros. Além disso, você sempre terá a opção de não permitir a transferência desses dados. Se não desejar que eles sejam compartilhados, você poderá optar por não usar um determinado serviço ou não participar de certas promoções ou concursos.

7. Como a FATRA trata suas informações relativas a finanças pessoais e saúde

A FATRA manterá de forma confidencial suas informações relativas a finanças e saúde e nunca comercializará tais informações.

Sabermos qual seu perfil de utilização de serviços e recursos nos ajudará a oferecer um conteúdo personalizado. Porém, como ocorre com todas as informações que podem identificá-lo, não disponibilizamos essas informações para terceiros sem a sua permissão. Quaisquer estatísticas sobre usuários que possamos fornecer a prováveis anunciantes ou parceiros, com relação ao uso de produtos ou serviços financeiros na FATRA são fornecidas somente em conjunto e não incluem nenhuma informação que permita identificação pessoal de qualquer usuário individual.

Observe que existem locaisnos Serviços, nos quais você pode transmitir informações sobre cartão de crédito para concluir uma transação de compra ou com o objetivo de verificação. Sempre que solicitamos um número de cartão de crédito nós transmitimos esse número no formato criptografado. Utilizamos a criptografia padrão da indústria, SSL (Secure Sockets Layer, camada de soquetes de segurança).

8. Precauções de segurança estabelecidas para sua proteção em caso de perda, má utilização ou alteração de suas informações

As informações sobre a conta da FATRA são protegidas por senha, para que somente você tenha acesso a suas informações pessoais.

Sua senha é secreta e recomendamos que não a revele a ninguém. A FATRA não irá solicitar, em nenhuma hipótese, seja por e-mail ou telefone, sua senha pessoal. Lembre-se também de desconectar-se da sua conta da FATRA e fechar a janela do seu navegador quando concluir sua navegação na Internet. Isso garante que outras pessoas não tenham acesso às suas informações pessoais e correspondências, caso você compartilhe um computador com alguém ou esteja usando um computador em local público como uma biblioteca ou local de acesso público à Internet.

Nenhuma transmissão de dados na Internet é 100% segura. Sendo assim, embora a FATRA sempre faça o possível para proteger suas informações pessoais, não é possível garantir a segurança de todas as informações que você venha a nos fornecer. É uma decisão pessoal a utilização do serviço nessas condições.

9. O que mais você precisa saber sobre sua privacidade on-line

Em última análise você é o responsável pela manutenção de sua privacidade e pelo sigilo de suas senhas e/ou informações pessoais.

Sendo assim, recomendamos:

  • Informe-se: ao acessar a Internet sempre busque a política/declaração de privacidade do Site que você está acessando.

Diga a seus filhos para não falarem sobre sua senha com estranhos. Ensine-os a não fornecerem qualquer informação pessoal, incluindo seus nomes, e diga-lhes para nunca preencherem formulários on-line sem primeiro pedirem sua permissão.

  • Use senhas complexas. Senhas simples são fáceis de serem quebradas. Use senhas complexas de combinações bastante longas de letras e números que necessitam combinações pouco usuais do teclado.
  • Nunca forneça sua senha a ninguém on-line. Apenas forneça sua senha ao realizar compras pessoalmente. Se sua senha foi fornecida, mude-a imediatamente.

Anúncios pessoais e salas de bate-papo são de domínio público. Qualquer informação que você torne disponível em salas de bate-papo, em fóruns ou em anúncios pessoais estará disponível a qualquer pessoa com acesso a esses locais. Sugerimos que você evite incluir informações que permitam às pessoas encontrá-lo, tais como o número de seu telefone ou seu endereço para correspondência.

Política de Privacidade da FATRA

A FATRA entende o quanto é importante para você conhecer e estar seguro sobre a utilização dos seus dados pessoais. Por isso, nos preocupamos em esclarecer e divulgar nossa política de utilização dessas informações. Assim, você poderá entender melhor quais informações obtemos e como as utilizamos. Dedique alguns minutos do seu tempo para ler essa política e aproveitar de forma consciente e segura tudo o que a FATRA tem para te oferecer. Para assegurar regras claras e precisas, a FATRA pode alterar essa política de tempos em tempos, e sendo assim, recomenda sua leitura periodicamente.

Este documento tem por finalidade estabelecer as regras para tratamento de dados que inclui, exemplificativamente, as operações de coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração dos dados coletados dos USUÁRIOS, além do registro de suas atividades, de acordo com as leis aplicáveis.

Quando o USUÁRIO aceita essa Política de Privacidade confere sua livre e expressa concordância com os termos aqui estipulados.

1 - Como se funciona o processo de coleta de dados?

RESUMO

Coletamos os Dados do USUÁRIO conforme ele nos fornece, de forma direta ou indireta, no acesso e uso dos sites, aplicativos e serviços prestados pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa LTDA ou por parceiros que tenham sido devidamente autorizados pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa LTDA (e que seguem as diretrizes de privacidade de Dados do Instituto Educacional Maria Ranulfa LTDA de acordo com a presente política). Também explicamos no que consistem os Cookies e como o USUÁRIO pode gerenciá-los.


1.1.         Os Dados serão coletados:

(i) quando inseridos ou submetidos voluntariamente pelos USUÁRIOS nos sites, aplicativos e serviços oferecidos pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa LTDA, tais como a criação de Conta, navegação, interação com conteúdo e aquisição de serviços;
(ii) quando o USUÁRIO submeter Dados de terceiros ao Instituto Educacional Maria Ranulfa LTDA (tais como dados de amigos). O Instituto Educacional Maria Ranulfa LTDA poderá utilizá-los de acordo com a presente Política de Privacidade, declarando o USUÁRIO que obteve o consentimento e autorização necessários dos terceiros em questão para submeter esses Dados para conhecimento e registro por parte do Instituto Educacional Maria Ranulfa, mantendo o Instituto Educacional Maria Ranulfa LTDA indene;
(iii) quando os Dados forem submetidos de forma automatizada e sem a necessidade de qualquer ação por parte dos USUÁRIOS, tais como por meio de Cookies; ou
(iv) de parceiros que tenham obtido autorização para compartilhá-los com o Instituto Educacional Maria Ranulfa.

1.2.         As informações que o Instituto Educacional Maria Ranulfa coleta podem incluir, mas não se limitam a:

(i) nome;
(ii) gênero;
(iii) CPF;
(iv) endereço de e-mail;
(v) endereço postal;
(vi) número de telefone e gravações (havendo contato com o USUÁRIO);
(vii) data de nascimento;
(viii) informações de pagamento;
(ix) informações sobre o navegador e sistema operacional do dispositivo;
(x) endereço IP;
(xi) páginas visitadas;
(xii) links e botões clicados;
(xiii) agenda de contatos; e
(xiv) dados biométricos (tais como, mas não limitado a, foto do rosto).

1.3.         O Instituto Educacional Maria Ranulfa não é responsável pela veracidade, inveracidade ou desatualização nas informações e dados fornecidos pelo USUÁRIO, sendo de responsabilidade do USUÁRIO prestá-las com exatidão e atualizá-las. O Instituto Educacional Maria Ranulfa poderá solicitar, periodicamente, que o USUÁRIO atualize as informações prestadas e os Dados fornecidos.

1.4.         O Instituto Educacional Maria Ranulfa utiliza Cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade, sendo que o USUÁRIO concorda com essa utilização ao aceitar essa Política de Privacidade. Os Cookies utilizados pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa podem ser classificados de diversas formas:

(i) Quanto à validade:

a)de Sessão: são temporários e permanecem até que a página web ou o navegador sejam fechados. Podem ser utilizados em e-commerce (para o USUÁRIO continuar navegando e não perder o que colocou no carrinho, por exemplo), para analisar padrões de tráfego na internet e para proporcionar melhor experiência e conteúdo contextualizado aos USUÁRIOS.
b)Permanente: persistem mesmo que o navegador tenha sido fechado. Podem ser utilizados para lembrar informações de login e senha dos USUÁRIOS, por exemplo, ou para garantir uma melhor experiência ao usuário entre diferentes sessões.

(ii) Quanto à propriedade:

a)Próprios: são de titularidade do Instituto Educacional Maria Ranulfa, que possui total controle sobre os Cookies.
b)de Terceiros: são de titularidades de terceiros, mas incluídos no dispositivo dos USUÁRIOS mediante os sites, aplicativos e serviços oferecidos pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa.

(iii) Quanto à finalidade:

a)estritamente necessários: essenciais para permitir ao USUÁRIO utilizar os sites, aplicativos e serviços oferecidos pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa, os quais não poderiam ser corretamente oferecidos sem esses Cookies. São geralmente de Sessão e Próprios.
b)de performance: coletam informações anônimas sobre como os USUÁRIOS utilizam e interagem com os sites, aplicativos e serviços oferecidos pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa, permitindo reconhecer seus perfis e contabilizar as visitas e interações. São geralmente próprios.
c)de funcionalidade: permitem ao Instituto Educacional Maria Ranulfa lembrar escolhas feitas pelos USUÁRIOS (tais como login e localização) e proporcionam experiências mais pessoais, além de possibilitar eventuais customizações (quando elas estiverem disponíveis). Essas informações podem ser anonimizadas (transformando-se em Dados Anonimizados) e não rastreiam atividades fora dos sites, aplicativos e serviços oferecidos pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa. São geralmente Próprios e Permanentes.
d)analíticos e de publicidade: permitem ao Instituto Educacional Maria Ranulfa entregar anúncios e informações mais relevantes aos USUÁRIOS. Também são utilizados para limitar o número de vezes que o USUÁRIO visualiza determinados anúncios e medir a efetividade de campanhas publicitárias. Eles lembram determinadas preferências dos USUÁRIOS e são utilizados para auxiliar a traçar seus perfis visando melhorar a experiência do USUÁRIO. São geralmente permanentes e podem ser de Terceiros (tais como o Google Analytics, mencionado abaixo).
e)de mídias sociais: permitem ao USUÁRIO se conectar com mídias sociais, tais como LinkedIn, Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram. São geralmente permanentes e de Terceiros.
f)de segurança: ajuda o Instituto Educacional Maria Ranulfa a monitorar atividades fraudulentas e proteger os dados do usuário em acesso não autorizados. São geralmente permanentes e de Terceiros.

1.5.         O USUÁRIO pode não aceitar os Cookies para utilizar os sites, aplicativos e serviços prestados pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa mas nestas situações o Instituto Educacional Maria Ranulfa não pode garantir o correto funcionamento desses sites, aplicativos e serviços prestados. Os Cookies podem ser aceitos, excluídos ou rejeitados por meio de ferramentas de gerenciamento do próprio navegador usado pelo USUÁRIO.

1.6.         O Instituto Educacional Maria Ranulfa utiliza o Google Analytics e o Google ReCaptcha para a coleta e processamento de Dados, conforme políticas do Google disponíveis em https://www.google.com/intl/pt-BR/policies/privacy/partners/https://policies.google.com/privacy e https://policies.google.com/terms com as quais o USUÁRIO plenamente concorda ao aceitar a presente Política de Privacidade. Quaisquer usos feitos pelo Google ou seus parceiros dos Dados do USUÁRIO coletados por meio dessas ferramentas serão de responsabilidade única e exclusiva do Google, sendo o Instituto Educacional Maria Ranulfa isento de quaisquer responsabilidades resultantes de tal uso.

1.7.         O Instituto Educacional Maria Ranulfa também registrará as atividades efetuadas pelo USUÁRIO nos sites, aplicativos e serviços prestados pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa criando logs que podem incluir, mas não se limitam a:

(i) Endereço IP do USUÁRIO;
(ii) Ações efetuadas pelo USUÁRIO nos sites, aplicativos e serviços prestados pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa;
(iii) Endereços das páginas e telas acessadas pelo USUÁRIO nos sites, aplicativos e serviços prestados pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa;
(iv) Datas e horários de cada ação do USUÁRIO nos sites, aplicativos e serviços prestados pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa, além do acesso que fizer às páginas e telas e das ferramentas e funcionalidades que utilizar;
(v) Informações sobre o dispositivo utilizado pelo USUÁRIO, versão de sistema operacional, navegador, dentre outros aplicativos e softwares instalados
(vi) Session e User ID, quando disponível;
(vii) tipo de conexão do USUÁRIO, tais como Wi-Fi ou redes de celular (EDGE, 3G e 4G, por exemplo); e
(viii) geolocalização.

1.8.         Outras tecnologias poderão ser utilizadas para a obtenção de dados de navegação do USUÁRIO. No entanto respeitarão sempre os termos desta Política de Privacidade e as opções do USUÁRIO a respeito de sua coleta e armazenamento, sendo que o USUÁRIO será informado previamente em caso de quaisquer alterações. Caso outros Dados que não os listados anteriormente passem a ser coletados, o USUÁRIO será previamente informado. As informações coletadas pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa poderão ser combinadas com informações coletadas por outras fontes (inclusive parceiros terceiros) ou provenientes de outras tecnologias.

2. Como usamos seus dados?

RESUMO
Os Dados poderão ser acessados apenas pelas empresas do Instituto Educacional Maria Ranulfa, parceiros, subcontratados e autoridades. Porém, caso o USUÁRIO acesse funcionalidades ou sites de parceiros, estará sujeito às práticas e políticas próprias desses parceiros. Também elencamos os usos que faremos dos Dados coletados dos USUÁRIOS.


2.1.         Os Dados coletados dos USUÁRIOS poderão ser utilizados para as seguintes finalidades:

(i) Identificação, autenticação e autorização;
(ii) Atender adequadamente às solicitações e dúvidas, bem como prestar suporte aos USUÁRIOS;
(iii) Manter atualizados cadastros para fins de contato por telefone, correio eletrônico, SMS, mala direta ou por outros meios de comunicação;
(iv) Aperfeiçoar o uso e a experiência interativa durante navegação nos sites, aplicativos e serviços prestados pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa;
(v) Efetuar estatísticas, estudos, pesquisas, planejamento de projetos e levantamentos pertinentes às atividades e comportamentos do USUÁRIO ao utilizar os sites, aplicativos e serviços prestados pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa, realizando tais operações de forma anonimizada com dados anonimizados;
(vi) Promover os serviços do Instituto Educacional Maria Ranulfa e de seus parceiros, além de informar sobre novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais informações relevantes para a manutenção do relacionamento com o Instituto Educacional Maria Ranulfa;
(vii) Resguardar o Instituto Educacional Maria Ranulfa de direitos e obrigações relacionadas ao uso dos sites, aplicativos e serviços prestados pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa;
(viii) Colaborar e/ou cumprir ordem judicial ou requisição por autoridade administrativa, bem como atender obrigações de reportar preventivamente determinadas atividades para autoridades competentes;
(ix) Prosseguir com pedidos de pagamento efetuados pelos USUÁRIOS;
(x) Envio de newsletters e e-mails que o USUÁRIO expressamente concordou em receber;
(xi) Gerenciar riscos e detectar, prevenir e/ou remediar fraudes ou outras atividades potencialmente ilegais ou proibidas, além de violações de políticas ou termos de uso aplicáveis;
(xii) Compartilhamento das informações de pagamento entre as empresas do Instituto Educacional Maria Ranulfa, visando facilitar a experiência dos USUÁRIOS ao utilizar os sites, aplicativos e serviços prestados pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa; e
(xiii) Consultar os Dados em bureaus privados e públicos para verificar se estão corretos, atualizá-los ou solicitar dados complementares.

2.2.         O uso, acesso e compartilhamento da base de dados formada nos termos da presente Política de Privacidade serão feitos dentro dos limites e propósitos das atividades do Instituto Educacional Maria Ranulfa, podendo ser fornecidas e disponibilizadas para acesso e/ou consulta para as empresas integrantes do Instituto Educacional Maria Ranulfa além de parceiros de negócios, fornecedores, prestadores de serviço, subcontratados, autoridades ou terceiros em geral, desde que obedecido ao disposto na presente Política de Privacidade, na Legislação Aplicável ou por determinação judicial. Dados sensíveis do USUÁRIO, assim entendidos dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural, serão compartilhados exclusivamente mediante o consentimento do USUÁRIO.

2.2.1.     O compartilhamento dos Dados dos USUÁRIOS poderá ser feito com entidades localizadas fora do país de residência do USUÁRIO (tais como países da Área Econômica Europeia, da América do Sul ou da América do Norte). Nesses casos, o processamento, tratamento, uso e compartilhamento dos Dados será feito de acordo com a Legislação Aplicável e a presente Política de Privacidade. Em especial, quando houver a transferência de Dados originados da Área Econômica Europeia para países que não tenham sido reconhecidos pelas autoridades competentes como oferecendo nível adequado de proteção, o Instituto Educacional Maria Ranulfa garantirá o uso das ferramentas e medidas apropriadas (tais como as Cláusulas Contratuais Padrão da Comissão Europeia).

2.2.2.     O Instituto Educacional Maria Ranulfa se compromete a resguardar o sigilo financeiro e bancário de seus clientes e USUÁRIOS através do não compartilhamento dessas informações com empresas com as quais o USUÁRIO não tenha concordado. O USUÁRIO reconhece que o Instituto Educacional Maria Ranulfa é obrigado a atender uma série de obrigações legais em decorrência da Legislação Aplicável relacionadas com a identidade de seus clientes e a origem dos fundos que opera. Dessa forma, o Instituto Educacional Maria Ranulfa fica autorizado a solicitar, e o USUÁRIO obrigado a fornecer, documentos e informações adicionais, inclusive para realização de procedimentos de conheça-o-seu-cliente e prevenção à lavagem de dinheiro. As informações obtidas pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa em resposta aos questionamentos apontados serão tratadas como informações sigilosas. O Instituto Educacional Maria Ranulfa fica autorizado a compartilhar dados exigidos pela Legislação Aplicável com as autoridades competentes e com terceiros que necessitem ter acesso aos Dados para elaborar/validar relatórios sobre as atividades do Instituto Educacional Maria Ranulfa sob referida legislação.

2.2.3.     O USUÁRIO é responsável pelo sigilo, utilização e todos os atos no uso das Credenciais (tais como, mas não limitados a, login, senha e token de autenticação). Caso o USUÁRIO identifique ou desconfie que um terceiro tenha acesso à sua senha, este deverá alterar diretamente nos sistemas ou serviços. O compartilhamento de Credenciais decorrente de ação do USUÁRIO configura violação a esta Política de Privacidade.

2.3.         Desde já o USUÁRIO está ciente que o Instituto Educacional Maria Ranulfa poderá realizar (i) a anonimização dos Dados Pessoais, tornando-os Dados Anonimizados; (ii) o enriquecimento da sua base de dados, adicionando informações oriundas de outras fontes legítimas – inclusive decorrentes de bases de dados de outras empresas do Instituto Educacional Maria Ranulfa;e (iii) tratamento de Dados Pessoais com base no legítimo interesse do Instituto Educacional Maria Ranulfa, conforme previsto na Legislação Aplicável. O USUÁRIO manifesta consentimento expresso com tais atividades ao concordar com os termos da presente Política de Privacidade.

2.3.1.     O USUÁRIO reconhece e concorda que o Instituto Educacional Maria Ranulfa poderá utilizar os Dados para traçar o perfil do USUÁRIO, de forma a aprimorar os seus serviços ou atender a Legislação Aplicável, incluindo, mas não se limitando, obrigações de conheça-o-seu-cliente. O perfil do USUÁRIO será compartilhado exclusivamente nos termos da presente Política de Privacidade ou da Legislação Aplicável.

2.4.         Internamente, os Dados somente serão acessados por profissionais devidamente autorizados pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa, respeitando os princípios da finalidade, adequação, necessidade entre outros previstos na Legislação Aplicável para os objetivos do Instituto Educacional Maria Ranulfa, além do compromisso de confidencialidade e preservação da privacidade nos termos desta Política de Privacidade.

2.5.         Os Dados Anonimizados poderão ser coletados, tratados, armazenados, utilizados, transferidos e divulgados para qualquer finalidade, independentemente de autorização do USUÁRIO.

2.6.         O Instituto Educacional Maria Ranulfa possui parceiros comerciais que podem oferecer serviços por meio de funcionalidades ou sites acessados a partir dos sites, aplicativos e serviços prestados pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa. Os Dados fornecidos pelo USUÁRIO a estes parceiros serão de responsabilidade dos parceiros, estando assim sujeitos às suas próprias práticas de obtenção e uso de Dados, sem que caiba qualquer ônus ao Instituto Educacional Maria Ranulfa com relação a esses Dados.

2.7.         O Instituto Educacional Maria Ranulfa preza pela segurança e inviolabilidade das Credenciais do USUÁRIO. Por esse motivo constantemente busca e monitora a internet em suas diversas camadas com a finalidade de identificar, coletar e tratar para fins de validação (testes de autenticação) logins e senhas potencialmente pertencentes aos USUÁRIOS que tenham sido indevidamente publicados na internet por terceiros.

2.7.1.     Se por meio de testes de autenticação o Instituto Educacional Maria Ranulfa constatar que as Credenciais do USUÁRIO foram comprometidas (tornadas acessíveis para terceiros), o Instituto Educacional Maria Ranulfa – por segurança e no intuito de impedir o acesso inapropriado de terceiros à Conta e Dados do USUÁRIO – bloqueará preventivamente as Credenciais do USUÁRIO. Havendo quaisquer dúvidas – inclusive sobre como desbloquear as Credenciais – o USUÁRIO pode consultar os termos de uso nos sites, aplicativos e serviços prestados pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa, ou entrar em contato com a central de atendimento do Instituto Educacional Maria Ranulfa.

3. Como guardaremos os seus dados?

RESUMO
Os Dados coletados são armazenados em local seguro. A qualquer momento o USUÁRIO poderá solicitar a exibição, correção ou exclusão de seus Dados. Salvo casos específicos, poderemos manter os Dados coletados para cumprimento legal, auditoria e preservação de direitos, pelo prazo necessário para cumprir essas responsabilidades.


3.1.         Os Dados coletados estarão armazenados em ambiente seguro e controlado. Todavia, considerando que nenhum sistema de segurança é infalível, o Instituto Educacional Maria Ranulfa se exime de quaisquer responsabilidades por eventuais danos e/ou prejuízos decorrentes de falhas, vírus ou invasões do banco de dados dos sites, aplicativos e serviços prestados pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa, salvo nos casos em que tiver dolo ou culpa. Contudo, caso o Instituto Educacional Maria Ranulfa identifique que alguma dessas situações ocorreu, notificará os USUÁRIOS afetados informando que houve violação de seus Dados e indicando que adotem as medidas cabíveis.

3.2.         Os Dados obtidos do USUÁRIO poderão ser armazenados em servidor próprio do Instituto Educacional Maria Ranulfa ou de terceiro contratado para esse fim, sejam eles alocados no Brasil ou no exterior, podendo ainda ser armazenados por meio de tecnologia de cloud computing e/ou outras que surjam futuramente, visando sempre a melhoria e aperfeiçoamento das atividades do Instituto Educacional Maria Ranulfa. O Instituto Educacional Maria Ranulfa fará com que os terceiros que eventualmente mantenham os servidores em que os Dados estejam armazenados mantenham padrões de segurança e controle conforme os padrões legais aplicáveis.

3.3.         Pelas ferramentas de atendimento disponibilizadas nos sites, aplicativos e serviços prestados pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa é facultado ao USUÁRIO (podendo estar sujeito a comprovar sua identidade):

(i) requerer o acesso aos Dados, incluindo sua exibição, retificação com a correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados ou eliminação/exclusão dos Dados Pessoais que lhe dizem respeito;
(ii) requerer a eliminação/exclusão de todos os seus Dados Pessoais coletados e registrados pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa, desde que o contrato entre o USUÁRIO e o Instituto Educacional Maria Ranulfa tenha terminado, a Conta cancelada e o prazo legal mínimo para fins de obrigações legais do Instituto Educacional Maria Ranulfa tenha decorrido;
(iii) revogar o consentimento para a futura coleta, tratamento, uso e processamento dos Dados Pessoais que lhe dizem respeito ou restringir o processamento de Dados Pessoais. Isso não afetará a legalidade do tratamento e processamento dos Dados Pessoais realizados antes da revogação, com base em seu consentimento ou no legítimo interesse do Instituto Educacional Maria Ranulfa. A revogação do consentimento poderá impedir o USUÁRIO de utilizar em sua plenitude ou mesmo inviabilizar o uso dos sites, aplicativos e serviços prestados pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa;
(iv) solicitar a portabilidade dos seus Dados; e
(v) solicitar que o Instituto Educacional Maria Ranulfa não mais utilize os Dados Pessoais para propósitos de marketing.

3.3.1.     Ainda que o USUÁRIO tenha solicitado a exclusão de seus dados e revogado seu consentimento, em alguns casos específicos o Instituto Educacional Maria Ranulfa pode estar sujeito a Leis e regulações que impossibilitem a exclusão/revogação dos Dados.

3.3.2.     Os Dados Pessoais do USUÁRIO também serão excluídos quando estes não forem mais necessários, exceto na ocorrência de justificativa legal ou contratual para a sua manutenção (exemplificativamente, para cumprir eventual obrigação legal de retenção de dados ou necessidade de preservação destes para preservar direitos e interesses legítimos de uma das partes envolvidas na contratação).

3.4.         As configurações de privacidade dos USUÁRIOS e os produtos e recursos que o USUÁRIO utiliza influenciam os Dados do USUÁRIO que serão obtidos pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa.

4.5.         O Instituto Educacional Maria Ranulfa poderá, para fins de auditoria e preservação de direitos, permanecer com o histórico de registro dos dados do USUÁRIO, possuindo o Instituto Educacional Maria Ranulfa faculdade de excluí-los definitivamente mediante sua conveniência ou nas hipóteses em que lei ou norma regulatória exigirem. O Instituto Educacional Maria Ranulfa também poderá manter os Dados Anonimizados e versão anonimizada dos Dados para propósitos de estatística e estudos, mesmo após a solicitação de exclusão pelo USUÁRIO ou após o término do prazo legal de guarda.

4. Disposições Gerais

RESUMO
Nos reservamos ao direito de atualizar esse documento a qualquer momento, por esse motivo consulte-o com frequência. Se terceirizarmos qualquer atividade, garantiremos que as empresas contratadas obedeçam a todas as disposições deste documento.


4.1.         O teor desta Política de Privacidade poderá ser atualizado ou modificado a qualquer momento, conforme a finalidade ou conveniência do Instituto Educacional Maria Ranulfa, tal qual para adequação e conformidade legal de disposição de lei ou norma que tenha força jurídica equivalente, cabendo ao USUÁRIO verificá-la sempre que efetuar o acesso aos sites, aplicativos ou serviços prestados pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa.

4.1.1.     Ocorrendo atualizações neste documento, o Instituto Educacional Maria Ranulfa notificará o USUÁRIO mediante as ferramentas disponíveis nos sites, aplicativos e serviços prestados pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa e/ou meios de contato fornecidos pelo USUÁRIO. O USUÁRIO estará vinculado aos novos termos deste documento a partir da entrega da notificação sobre as atualizações.

4.2.         O contato do Encarregado/DPO é o endereço analistadeti@fatra.edu.br. O USUÁRIO deverá entrar em contato neste endereço em caso de solicitações para exclusão de mailing, restrição quanto ao processamento ou transferência de Dados Pessoais ou para apresentar qualquer dúvida com relação às disposições constantes nesta Política de Privacidade.

4.3.         Caso considere que o Instituto Educacional Maria Ranulfa violou alguma disposição legal ou desta Política de Privacidade, o USUÁRIO tem o direito de apresentar uma queixa à autoridade de supervisão apropriada, além de contatar o Instituto Educacional Maria Ranulfa diretamente.

4.4.         Caso empresas terceirizadas realizem o processamento de quaisquer Dados coletados pelo Instituto Educacional Maria Ranulfa, deverão respeitar as condições aqui estipuladas e as normas de Segurança da Informação do Instituto Educacional Maria Ranulfa, obrigatoriamente.

4.5.         Caso alguma disposição desta Política de Privacidade seja considerada ilegal ou ilegítima por autoridade da localidade em que o USUÁRIO resida ou da sua conexão à internet, as demais condições permanecerão em pleno vigor e efeito.

5. Legislação Vigente

RESUMO
Em eventuais ações judiciais aplica-se a lei brasileira e o foro da cidade de Uberlândia, salvo ressalva específica pela Legislação Aplicável (como o de domicílio do USUÁRIO).


5.1.         A presente Política de Privacidade será interpretada segundo a legislação brasileira, no idioma português, sendo eleito o foro da cidade de Uberlândia para dirimir qualquer litígio ou controvérsia envolvendo o presente documento, salvo ressalva específica de competência pessoal, territorial ou funcional pela Legislação Aplicável.

Política atualizada em 08/09/2020.