Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA)
PÓS-GRADUAÇÃO
Análise do Comportomanto Aplicada (ABA)
Objetivo:
A Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada tem como objetivo principal capacitar profissionais a atuarem de maneira especializada na aplicação prática dos princípios da Análise do Comportamento em diversos contextos. Além disso, busca fornecer uma compreensão aprofundada dos fundamentos teóricos e metodológicos da ABA, permitindo aos participantes desenvolverem habilidades avançadas na modificação de comportamento. Especificamente, essa pós-graduação busca:
· Proporcionar aos participantes uma compreensão aprofundada dos fundamentos teóricos da Análise do Comportamento, incluindo conceitos-chave como reforçamento, punição, modelagem, análise funcional, entre outros;
· Capacitar os profissionais a aplicarem os princípios da ABA em situações do mundo real, desenvolvendo estratégias de intervenção eficazes para modificar comportamentos desejados e reduzir comportamentos problemáticos;
· Preparar os participantes para aplicarem os princípios da ABA em uma variedade de contextos, incluindo educação, saúde, organizações e clínicas, considerando as particularidades de cada ambiente;
· Capacitar os profissionais a conduzirem avaliações comportamentais abrangentes, identificando antecedentes, comportamentos-alvo e consequências para fundamentar a elaboração de planos de intervenção;
· Proporcionar ferramentas e estratégias para promover a inclusão de indivíduos com necessidades especiais, facilitando o desenvolvimento de habilidades adaptativas e melhorando a qualidade de vida.
· Instrumentalizar os profissionais e cuidadores para o manejo comportamental de crianças e adolescentes com diagnósticos de TEA e outros Transtornos do Neurodesenvolvimento, através de práticas baseadas em evidências.
Metodologia:
A metodologia do curso adota a flexibilidade e o estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico, permitindo a construção do conhecimento. As atividades didáticas serão desenvolvidas utilizando-se metodologias ativas que busquem articulação entre teoria e prática e está fundamentada em 10 módulos temáticos, perfazendo o total de 360 horas.
O curso será realizado no formato híbrido, com aulas presenciais e remotas (síncronas) e atividades assíncronas. O curso não terá avaliação no formato de prova, prevendo-se o envolvimento dos cursistas no processo de ensino-aprendizagem através de estudos interativos, análises críticas, leitura de textos, problematização de situações reais, dinâmicas de caso, metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas e projetos interdisciplinares. Serão disponibilizados textos referência para cada módulo, vídeos e indicações de leituras complementares.
Ênfases:
Autismo, Intervenção Terapêutica, Avaliação e Formulação de objetivos de tratamento e Programas de ensino para desenvolvimento de habilidades do estudante
Certificação conferida:
Especialista
Público-alvo:
Psicologia, Profissionais da Educação