Novembro Azul: porque os homens precisam se cuidar
- 23 de novembro de 2020
- Postado por: Bruna Vitória de Sousa
- Categoria Blog

Ao longo deste mês de novembro, temos o movimento “novembro azul”. Ele é integralmente dedicado para reforçar e alertar a importância da conscientização a respeito de doenças masculinas e se concentra na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, principalmente a partir dos 50 anos. Pensando nisso selecionamos alguns pontos que ajudam a ala masculina a entender melhor essa doença.
Objetivos do novembro azul
Novembro é o mês da luta mundial de combate ao câncer de próstata. O objetivo dessa campanha é lembrar os homens dessa doença e da importância do diagnóstico precoce, que se descoberto precocemente tem mais de 90% de chances de cura.
Hoje, além do alerta sobre a doença, a campanha também visa quebrar tabus, pois, o câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente devido ao exame clínico (toque retal).
Por isso, muitas pessoas preferem não procurar o urologista, o que pode tornar o diagnóstico tardio.
Entretanto, o movimento vai além, buscando promover mudanças nos hábitos masculinos, mostrando a importância do check-up de rotina, abordando temas como doenças crônicas, infecções sexualmente transmissíveis e saúde mental.
Com isso, alguns preconceitos são quebrados e os homens são estimulados a manter rotinas que promovam da saúde e o bem-estar.
Afinal, o que é a próstata?
A próstata é uma glândula que somente os homens têm. Ela se localiza na frente do reto e abaixo da bexiga.
Sua função é produzir um líquido para proteger e nutrir os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido. Portanto, a próstata desempenha um papel importante na reprodução humana e é essencial para garantir a viabilidade do espermatozoide.
A próstata envolve parte da uretra por meio da qual a urina e o sêmen são eliminados do corpo. À medida que as células da próstata aumenta de tamanho de forma anormal e incontrolável, podem comprimir a uretra, reduzindo o fluxo urinário, sendo um dos sintomas de problema com a próstata.
O que é o câncer de próstata
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum na população masculina, representando 29% das doenças diagnosticadas no país.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), de 2020 a 2022, serão 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano. Homens com mais de 55 anos, com sobrepeso ou obesos têm maior probabilidade de desenvolver a doença.
Esta doença se instala numa área qualquer da glândula e, à medida que cresce, assume gradualmente os lobos direito e esquerdo da próstata.
O tipo mais comum de câncer na próstata é o adenocarcinomas. É responsável por 95% dos tumores malignos da próstata. Eles podem ser de baixo grau, grau médio e grau alto.
Os 5% restantes incluem tipos mais raros: carcinomas de pequenas células, sarcomas e linfomas.
Sintomas
A doença é mais difícil de ser detectada do que o câncer de mama. De acordo com o INCA, em seu estágio inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Os sintomas em estágios mais avançados podem ser:
- Vontade de urinar mais vezes durante o dia e à noite;
- Dores ao urinar;
- Baixo fluxo urinário;
- Dor no testículo;
- Dores lombares;
- Presença de sangue na urina.
Isso não significa que o homem terá todos esses sintomas. Eles podem aparecer isolados ou combinados.
Prevenção
Ainda segundo o Inca, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com baixo teor de gordura ajuda a reduzir o risco de câncer e outras doenças crônicas.
Também é recomendado adotar outros hábitos saudáveis, como pelo menos 30 minutos de exercícios físicos todos os dias, manter o peso adequado e tratar os problemas de hipertensão, diabetes e colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Visitas regulares ao médico e fazer exames de rotina são as melhores armas contra qualquer tipo de câncer, portanto, consulte um médico e faça exames regularmente.
Tratamento
O tratamento irá depender de alguns fatores: como a saúde do paciente, idade, estágio da doença, de onde ela estiver localizada, entre outros.
Entre os tratamentos, quando é diagnosticada precocemente é recomendada a radioterapia ou a prostatectomia (cirurgia de retirada da glândula).
Quando o câncer está em estágio avançado, é recomendado a aplicação de hormonoterapia, bloqueio hormonal por até três anos para suprimir os níveis de testosterona, quimioterapia e radioterapia.
Esses tratamentos podem ser feitos combinados ou isolados. O acompanhamento clínico será realizado durante todo o processo e o médico decidirá qual o melhor tratamento para cada caso.
Quebrando os preconceitos
O preconceito é a maior obstáculo na realização dos exames (especialmente o toque). Isso porque o exame “fere a masculinidade” de quem vai atrás por isso, é necessário desconstruir esse obstáculo.
Outro problema é a forma que é abordado esse tema, embora seja um problema sério, ainda existem muitas piadas sobre o exame de toque. Isso pode causar um sentimento de vergonha em buscar ajuda e medo de ser motivo de chacota.
Portanto, é necessário aumentar a compreensão sobre a importância da prevenção para aproximar as pessoas do tema e quebrar essas barreiras que as impedem de realizar o exame.
E mostrar que alguns preconceitos e medos, como os que envolvem o exame de próstata, podem colocar suas vidas em risco.
CUIDE-SE, PREVINA-SE E TENHA MAIS QUALIDADE DE VIDA!
————–
Fonte de pesquisa e dados: Instituto Nacional do Câncer (INCA).
————–
Este texto foi produzido por Bruna Vitória e publicado originalmente no blog da Faculdade do Trabalho.