Nova Aquisição da FATRA Promove Educação na Área da Saúde
- 31 de março de 2021
- Postado por: joaocunha
- Categoria Comunicado Notícia Tecnologia

Agora nossa faculdade está mais tecnológica. No dia 25 de março foi adquirida a mesa de Dissecção Virtual com funcionalidades touch, gravação de aula e uma interação “MedRoom VR” com óculos e luvas de realidade virtual.
Segundo Edson Silva, especialista da TecnoSimbra diz que a FATRA é a pioneira na aquisição desta plataforma com o simulador de realidade virtual aqui no Triângulo Mineiro. Este equipamento é usado pelo Hospital Sírio Libanês em São Paulo.
Com a mesa os especialistas conseguem receber uma gama enorme de exames como tomografias e ressonâncias além de conseguir reconstruir exames em 3D, seja para um planejamento cirúrgico ou discutir um caso clínico.
Com ela é possível mergulhar em cada camada do ser humano em 3D: pele, sistema nervoso, ossos, músculos, articulações e muito mais. As imagens são lindas, as reconstruções. Segundo Lise Simões, coordenadora do curso de Radiologia, estamos elevando a radiologia a um outro patamar. Porque agora sim, conseguimos “brincar com as imagens”.
Este é um investimento da FATRA em educação para que nossos alunos possam aprender anatomia através da imersão profunda e íntima de cada órgão, osso e qualquer parte do corpo humano. Conforme João Gonçalves, mantenedor da Instituição, a FATRA está se adaptando e criando novas realidades de ensino de forma contínua. Seja no investimento em novas tecnologias, na formação dos professores e no acesso aos alunos em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem.
O investimento desta mesa e óculos de realidade virtual veio com a necessidade de suprir a aula prática de nossos alunos e alunas, assim eles aprendem de uma maneira intuitiva levando a prática ao ensino remoto.
As aulas podem ser gravadas pelo professor e o aluno pode consultar sempre que precisar e também estar ligado com as novas tecnologias. Que irão implementar e ajudar os nossos alunos a aprofundar um pouco mais os estudos em cada área: anatomia, fisiologia, patologia, histologia e também em outras mais específicas porque o mundo está evoluindo e consequentemente nossa instituição também: trazendo e inovando em tecnologia para nossos alunos e isto só vem a agregar no curso de Enfermagem segundo a coordenadora de Enfermagem Iliana Balga
A TecnoSimbra é uma empresa que trabalha com inovações tecnológicas, voltadas para treinamento e ensino na área da ciências da saúde com cerca de vinte e cinco anos de mercado.
A matriz TecnoSimbra, chama-se Tecnossimex e fica no México, na cidade do México. Lá é trabalhado uma gama enorme de simuladores para a área de saúde, como manequim Apollo e a Lucina que é voltado pra parte de gestação.
Nela, é possível trabalhar com a demanda de customização, ou seja, é possível criar um caso clínico do zero, fazer uma anamnese, examinar o paciente, fazer ausculta e uma série de outros fatores até mesclar com o Zoom e fazer uma aula virtual.
E o professor de Radiologia, Ervison Ferreira completa: “posso propiciar pro meu aluno a possibilidade de trabalhar as imagens no pós-processamento e isto é uma coisa que é muito exigido hoje do profissional de radiologia: conhecer profundamente anatomia com uma visão patológica e que ele consiga associar e direcionar o estudo para a indicação médica. Do contrário de algumas faculdades utilizam o cadáver para estudos anatômicos, mas é cada vez mais difícil conseguir um, sem falar no custo que é para manter. Logo esta nova tecnologia tem toda uma estrutura para substituir e assim, a mesa vem de encontro suprindo essa necessidade.”
No Brasil, nós temos somente cerca de vinte mesas instaladas. A plataforma é nacional, desenvolvida por uma startup onde inicialmente estava incubada no Hospital Albert Einstein.