Congresso de Enfermagem discute Doação de Órgãos
- 20 de maio de 2019
- Postado por: carvalhopedro
- Categoria Eventos

Alunos da Fatra Ensino Superior realizaram no último dia 15 de maio mais uma edição do Congresso de Enfermagem, evento anual que busca aproximar alunos da instituição a temas e profissionais relevantes no meio profissional. Neste ano, o tema foi “Doação de Órgãos e Tecidos: Informação Salva Vidas”.
O evento contou com três palestrantes, discutindo desde os processos de doação até a importância da família. Ana Rita Barreto Bernardes, enfermeira membro da CIHDOTT do HCU da UFU, falou sobre todo o processo de doação de órgãos e tecidos. O médico do MG Transplantes, Dr. Marcus Vinícius de Freitas Moreira, discutiu com o público o protocolo e diagnóstico da morte encefálica. Finalizando o ciclo de palestras, a psicóloga Dienay Souza de Oliveira discutiu a importância da entrevista familiar no processo.

Dados do Governo Federal indicam que em 2018 o Brasil bateu recorde de doadores, crescendo 7% em relação a 2017. Para se ter uma idéia, no ano passado foram mais de 26 mil transplantes de órgãos e tecidos. “Apesar dos números animadores, é preciso conscientizar a população sobre a importância do procedimento. E a adesão da família é fundamental”, explica a Coordenadora do curso de Enfermagem da Fatra, Cléria Rodrigues.
O evento, que já está no calendário oficial do curso de Enfermagem da instituição, é produzido pelos próprios alunos, com o apoio dos professores e da Faculdade. Uma oportunidade para que os alunos desenvolvam suas habilidades, também, no planejamento e execução de atividades extra curriculares. “Foi uma grande oportunidade para testarmos nossa capacidade de trabalho em equipe. E pela adesão, consideramos que o evento foi um sucesso”, admitiu Juliana Moreira, aluna do oitavo período de Enfermagem da Fatra.