Depressão é assunto sério!
- 20 de fevereiro de 2019
- Postado por: Salys
- Categoria Sem categoria

A depressão ainda é um assunto que encontra dificuldades para entrar nas casas brasileiras. Considerado o “mal do século”, a doença já atinge praticamente 10% da população mundial. Mesmo que o assunto venha ganhando notoriedade mundial recentemente, os dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Ministério da Saúde são preocupantes.
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, a cada 45 minuto é registrado um novo caso de suicídio. São registrados aproximadamente 11mil casos por ano. O suicídio é, hoje, a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil. Os números são mais assustadores quando analisamos os dados globais. Segundo OMS, a cada 40 segundos são registrados um novo caso de suicídio ou tentativa.
A depressão é uma doença séria, e existe tratamento.Muitas pessoas ainda hoje não admitem, mas a depressão pode ser mais perigosa do que se imagina. Um levantamento realizado pela universidade americana de Harvard aponta que em 18 localidades pesquisadas, o Brasil lidera o ranking de incidência entre os países em desenvolvimento, com um total de 10,4% de indivíduos atingidos. A OMS considera que mais de 90% dos casos de suicídio podem ser evitados se a vitima em potencial receber ajuda e orientação adequada.
Mesmo que o assunto ainda seja tratado como um tabu por uma parte da sociedade, falar sobre saúde mental, depressão, suicídio e, principalmente das formas de como ajudar pessoas que sofrem desse mal é essencial para diminuir o número de casos. Pessoas que estejam passando por momentos difíceis podem buscar ajuda no CVV através do número 188, nas emergências de hospitais e centros de apoio mais próximos, assim como acompanhamento psiquiátrico e psicológico.
Conversamos sobre o tema com o psicólogo e professor da Fatra Ensino Superior, Frederico Pinheiro. Na oportunidade conversamos sobre os principais sintomas, formas de ajudar, como fazer um diagnóstico rápido e também como anda o atendimento desses casos na rede pública. Acompanhe!
A depressão é uma doença séria e nós precisamos conversar sobre ela.