3 MAIORES MITOS SOBRE MARKETING DIGITAL QUE VOCÊ AINDA NÃO SABIA

É normal se assustar com o que é diferente e novo. E como o marketing digital ainda é um mistério para muita gente, criamos este post que desvenda os 3 maiores mitos de o que é e o que não é marketing digital. Se liga 🤯💡
1. “MARKETING DIGITAL É PIRÂMIDE”
“Esquema de pirâmide” é um método, ou melhor, um modelo de negócios enganador. E a forma como as pessoas que estão envolvidas nesse esquema ganham dinheiro é através do marketing multinível, ou seja, tudo começa com uma pessoa que segue chamando mais outras para entrar.
Mas para estas fazerem parte, precisam pagar uma quantia e recuperar esse dinheiro chamando mais e mais pessoas. Por isso é chamado de “Pirâmide”, porque sobe por níveis.
A principal característica do marketing multinível é que ele não oferece nenhum produto ou serviço, ele se sustenta somente com a entrada de pessoas, por isso que essa pirâmide pode cair a qualquer momento: as últimas pessoas que entram podem não conseguir novas entradas e assim não conseguem arcar com seu investimento inicial e todo o sistema desmorona.
O Marketing é diferente, apesar de ter o nome parecido, é um estudo com estratégias, ferramentas de atração, estudo de mercado, relacionamento, vendas online e muito mais!
E quando se estuda e pratica o marketing digital é percebido que os mesmos estudos desenvolvidos por Philip Kotler, Seth Godin e diversos outros autores de teorias e livros best-sellers são aplicados e incorporados, desta vez no meio digital com ferramentas próprias para este canal online.
2. “DÁ PRA GANHAR MUITO DINHEIRO COM O MARKETING DIGITAL”
Sim, com uma estratégia de marketing digital implantada é possível aumentar os lucros de um negócio, mas o lucro por dinheiro não é o único fim do marketing digital.
De acordo com Anderson Rosa, coordenador e professor dos cursos de gestão da FATRA, existem diversos impactos positivos da implantação e prática do Marketing Digital, são eles:
A maior vantagem é o alcance que ele pode atingir sem que uma empresa faça altos investimentos.
Um bom exemplo é a TV, hoje dificilmente uma pessoa assiste TV, às vezes está todo mundo na sala com ela ligada, mas não está vendo, está escutando. Na verdade ela está de olho na outra tela, que é a tela do smartphone.
Então, os primeiros impactos são esses: a empresa conquista um cliente alvo a partir da segmentação. Enquanto que a TV faz uma publicidade em massa, o marketing digital consegue segmentar de acordo com a idade, sexo e interesse.
Porque hoje, a grande maioria dos clientes pesquisam informação de um produto antes de comprar. E onde eles vão pesquisar isso? Na internet, no meio digital!
“A empresa que investe em marketing digital que já sabe segmentar esse cliente, consegue ter um alcance independente dele.”
Outro impacto são os resultados. Eles conseguem ser mensurados rapidamente, então, é possível não só mensurar e segmentar o seu cliente de uma forma bem fácil, como você consegue o retorno dos resultados instantaneamente.
Por exemplo, se você teve um aumento nas vendas, você teve uma captação de público alvo, ou seja, administrou seus contatos qualificados previamente e assim, conseguiu aumentar e transmitir a marca de uma forma bem eficiente e ainda posicionou o produto/serviço em relação ao mercado.
Outra vantagem que o marketing digital tem é de ser 24 horas. Com uma campanha ativa, a informação está disponível na rede social ou em um site. É possível ver clientes ao vivo pesquisando e assim, criar interações práticas com ele.
E além dessas várias formas que o marketing digital tem para poder interagir e trazer esse cliente para empresa, tudo funciona praticamente ao mesmo tempo, ágil, interativo e rápido.
3. “É SÓ FAZER ALGUNS POSTS NAS REDES SOCIAIS”
Não, postar nas redes sociais é só uma etapa de muitas do marketing digital. Marketing digital também é SEO, produção de conteúdo, social media e muito mais!
SEO
SEO é uma sigla em inglês para “Search Engine Optimization” que traduzindo fica “Motor de Otimização de Busca” e nada mais é do que justamente seu nome diz: um motor que facilita a busca de conteúdos nos sites de busca, principalmente o Google.
É por causa dele (do SEO) que algumas páginas são mostradas primeiro e outras depois, porque elas são ranqueadas e assim tem mais chance de serem escolhidas e acessadas do que outras.
Mas o que faz um site melhor que outro? Um bom SEO.
A escrita e ordem dos elementos de um site que são as figuras, imagens, fotos, títulos e textos precisam estar alinhados com o que as pessoas estão buscando lá no Google.
Então, antes de realizar toda a construção dessas páginas são feitas pesquisas prévias para compreender quais são as palavras mais usadas, quais textos são mais fáceis de ler, onde e qual o tamanho dos botões na página para ajudar a ranquear e a ser melhor do que as páginas de concorrentes, por exemplo.
Produção De Conteúdo
Marketing digital também é criar conteúdos que se conectam com pessoas e como você, leitor, sabe pessoas são feitas de sentimentos e emoções. E compreender estes sentimentos parece ser fácil, mas fácil não quer dizer simples.
O conteúdo em si é uma informação rica, é um conhecimento específico que uma determinada empresa ou até mesmo uma pessoa adquiriu e que agora vai compartilhar com o mundo.
A forma como esse compartilhamento será feito, é a escolha do canal adequado pelo qual as pessoas terão acesso. Ele pode ser por vídeo, webinário, infográfico, apresentação de slides, planilha, texto em blog, e-book e muitos outros formatos.
Analytics
Por fim, o analytics é a área “cérebro” do marketing digital, é aqui que todos os conteúdos criados, as personas desenvolvidas e as pesquisas realizadas são direcionadas.
E são direcionadas porque tem uma pessoa que com ferramentas de monitoramento, consegue saber se a campanha online está dando certo ou não, qual conteúdo é melhor ou não.
**
Percebeu como o marketing digital é uma ferramenta poderosa para atrair pessoas desconhecidas que se converterão de visitantes para leads afim de vender e encantar os consumidores de uma marca?
E pra não ser mais pego por enganações e falsas estratégias que podem te fazer perder tempo e até mesmo investimento financeiro, conheça o curso verdadeiro que te ensina na prática tudo sobre marketing digital na FATRA.