Biblioteca

A FATRA incentiva a pesquisa e reconhece a sua importância para a formação de um bom profissional e de um cidadão mais autônomo e crítico perante a sociedade. Dessa forma investe permanentemente na composição de sua Biblioteca, a qual tem por finalidade o atendimento aos alunos e professores da Instituição, propiciando melhor oportunidade para a efetivação de suas pesquisas.

A Biblioteca da FATRA tem como missão disponibilizar serviço de informação eficiente e de qualidade à comunidade acadêmica, por meio de sua estrutura de acervo e serviços, contribuindo para o desenvolvimento dos programas de ensino, iniciação científica e extensão da Faculdade.

O Sistema de Controle Bibliográfico adotado pela biblioteca é o software SEI Plataforma Educacional, que permite fácil suporte e evolução dos recursos, conforme a necessidade dos usuários, além de garantir agilidade e qualidade nos serviços de processamento técnico do material bibliográfico e de referência. A coleção encontra-se organizada pela AACR2 – Tabela de Catalogação Anglo-Americana e classificada pelo código de Classificação Decimal de Universal e os serviços de normatização são regidos pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Nosso serviços

Acesso à internet: É possível o acesso à internet com finalidade exclusivamente acadêmica na biblioteca da FATRA.

Elaboração de ficha catalográfica: Este serviço é realizado pelo bibliotecário para apresentação de monografia, dissertação, tese de doutorado e outras publicações produzidas pela FATRA.

Comutação bibliográfica: A comutação bibliográfica é um serviço oferecido pela biblioteca que permite solicitar e receber cópias de artigos publicados em periódicos técnico – científicos (revistas, jornais, boletins, etc), teses e anais de congressos existentes no Brasil e no exterior. Esses serviços podem ser obtidos através do Sistema COMUT ou BIREME mediante cobrança.

Consulta ao acervo: Utilização dos materiais do acervo (livros, revistas especializadas, CD-ROM, DVD’s, e etc.) na biblioteca. Consulte agora os materiais disponíveis em nosso acervo.

Empréstimo domiciliar: É o empréstimo pessoal e intransferível restrito à comunidade da FATRA (alunos, professores e funcionários) mediante a apresentação do registro.

Informação bibliográfica: O leitor poderá solicitar ao funcionário da biblioteca orientações sobre a organização do acervo e os serviços oferecidos.

Normalização bibliográfica: Normalização de referências bibliográficas e orientação quanto à apresentação de trabalhos científicos.

Visita orientada: Deverá ser solicitado por um professor e é destinado a todos os alunos. Tem por objetivo familiarizar os usuários (calouros) com a organização e distribuição física do acervo e o funcionamento geral da biblioteca, visando uma melhor utilização dos recursos e serviços oferecidos. Os interessados devem entrar em contato com o bibliotecário (a) para reserva de dia e de horário.